Fisioterapia no Pós-Parto

Fevereiro 3, 2025

Após o parto, o corpo da mulher passa por uma fase de adaptação e recuperação. A fisioterapia é essencial para ajudar a recuperar a mobilidade e a funcionalidade do corpo, especialmente em áreas que sofreram maior sobrecarga durante a gravidez e o parto.

A fisioterapia no pós-parto foca-se em:

  • Ao longo da gravidez e durante o parto, o corpo passa por grandes mudanças, e é comum que a mobilidade, especialmente nas articulações da pelve, quadris e costas, seja prejudicada. A fisioterapia ajuda a restaurar essa mobilidade e a aliviar tensões.
  • O parto pode enfraquecer essas áreas, e a fisioterapia ajuda a restaurar sua força, essencial para a recuperação pós-parto e prevenção de problemas como incontinência urinária ou prolapso.
  • A postura pode ser afetada devido ao cansaço, amamentação e cuidados com o bebé. Técnicas de fisioterapia ajudam a melhorar a postura, aliviando tensões nas costas, ombros e pescoço.
  • Com exercícios terapêuticos, a fisioterapia ajuda a aliviar as dores musculares, especialmente nas costas e no períneo, tão comuns após o parto.